Na aula, falei-vos de um programa para realizar mapas de conceitos mais simples do que o CmapTools.
Chama-se Popplet e, esta é a altura indicada para quem quiser executar os mapas de forma muito simples, eficaz e visualmente atraente. Trata-se de um programa gratuito, com algumas limitações mas que, para esta fase é o ideal. A linguagem é em inglês mas muito simples.
Deixo-vos algumas indicações gerais de como funciona, para quem quiser iniciar-se nesta ferramenta. Não se esqueçam que, na tecnologia, uma parte é de descoberta através da prática.
Na próxima aula na sala D7, poderemos tirar algumas dúvidas que surjam.
Passos a seguir:
1. Entrar no programa: http://popplet.com/ e fazer e registar-se de forma gratuita ("Sign up for free").
![]() |
3. Clicar em "Fazer um novo Popplet" (Make new popplet) e atribuir um nome ao nosso mapa.
4. Dando 2 cliques, surge um rectângulo, pronto para ser editado: alterar a cor, o tamanho da letra, desenhar ou escrever com um lápis e inserir imagens e vídeos.
![]() |
5. Os rectângulos/quadrados são rodeados de pequenos círculos cinzentos que, quando clicados permite, desde logo, acrescentar novo rectângulo/quadrado.
6. As formas podem ser deslocadas e levadas para onde quisermos, colocando o rato em cima.
7. Para apagar algum quadrado ou linha, carrega-se na cruz.
8. No início, cada quadrado surge com o nosso nome no canto superior direito. Para retirar essa informação, acedemos ao menú (roda dentada azul) e escolhemos: "View--> shownametags".
9. Quando o mapa estiver concluído ou mesmo ainda que esteja incompleto, salva-se no menú e fazemos "log out".
Este programa permite ir fazendo o mapa ao nosso ritmo e não apenas de uma só vez.
10. Quando já temos a versão final e apenas nesta altura, após todas as revisões ao texto, no menú escolhe-se: "export as pdf" (como ficheiro) ou "export as jpeg" (como imagem). Se quiserem, também podem gravar o mesmo mapa como ficheiro e também como imagem. É o que costumo fazer.
Por experiência própria, aconselho-vos a salvar exatamente com o mesmo nome atribuído no início, sem qualquer alteração, dado que quando se altera o nome do mapa, poderão surgir incompatibilidades.
Notas finais:
Registem a vossa palavra-passe, de forma a que não se esqueçam dela. Caso contrário, poderão perder o acesso ao vosso trabalho.
Esta ferramenta está online e, portanto, caso falhe o acesso à Internet, não terão acesso ao conteúdo. Assim, é fundamental realizar o trabalho com alguma margem de segurança em termos de prazos de entrega, para terem tempo de resolver as questões que surjam e procurar soluções.
Espero que tentem usar esta ferramenta digital, uma vez que poderemos caminhar para a melhoria da qualidade da aprendizagem e, consequentemente, para um maior nível de satisfação de todos.
Votos de bom trabalho!
A professora de Ciências Naturais
Sem comentários:
Enviar um comentário